Existem aqueles filmes com atores que se destacaram em algum papel, nos fazendo pensar que foram escolhas perfeitas para o trabalho. Porém, é bastante comum haver substituições inesperadas em produções já em curso e o público, às vezes, nem fica sabendo disso. Já pensou naquele filme que você adora com alguém diferente interpretando? Em vários casos, foi por muito pouco que isso não acabou acontecendo.
Abaixo, uma lista de substituições em obras famosas. Vale um exercício de imaginação sobre como o filme teria ficado, quais as diferenças esse outro ator teria trazido à narrativa. Além disso, muitas vezes a troca não acontece por conta de um desempenho abaixo do esperado, mas por outros fatores como agenda ou outros problemas mais específicos. De qualquer forma, são informações que alimentam discussões sobre nossos longas favoritos.
A respeitada Samantha Morton participou de toda a produção do filme Ela, de Spike Jonze, emprestando somente sua voz ao sistema operacional que tem um caso de amor com Joaquin Phoenix. Na pós-produção, no entanto, Jonze percebeu que a composição da atriz não era exatamente o que o filme precisava. Acabou que o trabalho dela foi descartado e Scarlett Johansson foi contratada para o lugar dela, fazendo um ótimo trabalho, por sinal.
Todo mundo lembra da Mulher-Gato de Michelle Pfeiffer, mas a verdade é que, se não fosse a gravidez de Annette Benning, as coisas teriam sido bem diferentes. Foi algo tão inesperado e inconveniente para a produção que o figurino da personagem sequer foi refeito para a atriz substituta. Benning é uma atriz e tanto, mas talvez essa troca tenha feito um bem ao filme, já que a personagem é uma das melhores coisas ali.
PREDATOR (1987) | Full Movie Trailer
Em busca de um papel principal e ralando para se dar bem no cinema de ação, Jean-Claude Van Damme foi contratado para vestir a roupa do Predador no filme original. Na verdade, um traje que serviria para os efeitos especiais na primeira versão da criatura. Como não estava funcionando a contento, o alienígena foi remodelado para algo mais prático e que necessitava de alguém muito mais alto. Kevin Peter Hall ficou com a vaga.
Apocalypse Now (1979) Official Trailer
Nome forte na Hollywood dos anos 70, Harvey Keitel quase foi Ben Williard no clássico de Francis Ford Coppola. Apesar da competência, o diretor – que não o tinha como sua primeira opção – não viu nele a intensidade que julgava necessária para o personagem. Assim, Martin Sheen embarcou em um de seus filmes mais memoráveis, mas também por muito pouco, graças a uma agenda apertadíssima. Felizmente, deu tudo certo.
O segundo filme da franquia quase teve James Remar, lembrado por sua participação em Warriors, na pele do fuzileiro Hicks. Esse papel acabou nas mãos de Michael Biehn, então já conhecido do diretor James Cameron, com o afastamento de Remar justificado por diferenças criativas, uma declaração de praxe nesses casos. Mais tarde, o ator admitiria um problema com drogas e sua demissão por conta do porte de substâncias ilícitas.
V For Vendetta | Official Trailer
Depois de seis semanas encarnando o protagonista V nos sets do filme, James Purefoy perdeu sua vaga por uma alegada incapacidade de transmitir a emoção necessária debaixo da máscara. Como a produção era das irmãs Wachowski, a solução foi chamar o conhecido Hugo Weaving, que fez o Agente Smith na trilogia Matrix. É evidente que o substituto agradou com seu tom de voz peculiar e a produção pôde seguir em seu cronograma.
ALL THE MONEY IN THE WORLD – Official Trailer
Ninguém quer escândalos manchando o lançamento de um filme. Kevin Spacey, que se tornou sinônimo de problema pelo envolvimento em acusações graves de assédio, estava escalado para interpretar um magnata do petróleo. Quando os problemas se tornaram públicos, o diretor Ridley Scott foi mais do que rápido em retirar Spacey dos créditos, apagando sua participação e refazendo suas cenas com o veterano Christopher Plummer.
Acidentes também geram trocas no elenco, já que a máquina não pode parar. Nicole Kidman já estava em atividade no set, dirigida por David Fincher, quando machucou o joelho durante a filmagem. Infelizmente, a lesão foi no mesmo lugar em que ela já havia se contundido quando atuou no filme Moulin Rouge. Impossibilitada de continuar, a competente Jodie Foster entrou em seu lugar, entregando uma atuação digna como sempre faz.
Alguém pensa em Wolverine sem trazer Hugh Jackman na mesma lembrança? O australiano estourou para o mundo no papel do mutante canadense graças a muita sorte, já que Dougray Scott já havia assinado. Porém, a sorte de uns é o azar de outros e Scott enfrentou um conflito de agendas por conta das filmagens de Missão Impossível 2, obrigado a abrir mão de integrar a equipe dos quadrinhos da Marvel como o herói mais popular.
Eis um caso que, certamente, o filme teria sido muito diferente. Em 1984, Sylvester Stallone já era um astro quando contratado para o papel do policial Axel Foley. Por conta desse status, o ator se sentia à vontade para pedir mais cenas heróicas do protagonista, ignorando que aquilo era essencialmente uma comédia. Felizmente, foi dispensado e substituído por Eddie Murphy, cujo talento para a comédia fez do filme um grande sucesso.
Back To The Future (1985) Trailer
A opção inicial para Marty McFly foi mesmo Michael J. Fox, naquele momento ainda preso a obrigações com a série de TV Family Ties. Na falta dele, Eric Stoltz foi contratado e as filmagens começaram. Infelizmente, faltou ao ator um toque cômico que ele não conseguia imprimir à sua atuação, causando sua dispensa. Fox foi novamente chamado e alternativas foram negociadas para que ele finalmente participasse do filme. O resto é história.
Agora a SKY é parceira do DirecTV Go!
Assine um pacote SKY TV e ganhe totalmente grátis acesso aos canais online da DirecTV Go. Além dos melhores conteúdos da TV por assinatura, você terá acesso direto aos seus aplicativos de streaming.