Quando se fala de Internet Banda Larga hoje em dia, parece que as três palavras estão intrínseca e permanentemente ligadas. Pudera, já que algumas pessoas, dependendo da idade e da memória, ainda lembram com bem pouca saudade da época pré banda larga no Brasil, quando éramos obrigados a utilizar serviços arcaicos de conexão à rede. Nestes tempos difíceis, a opção era a internet discada, ou os planos que dependiam da linha telefônica. Quando a banda larga chegou, foi um alívio e ninguém hoje quer algo diferente.
Só para se ter uma ideia do drama pelo qual internautas da época passavam, você encontra abaixo uma pequena comparação em termos de velocidade entre os sistemas.
Internet discada | Internet Banda Larga |
---|---|
56 Kb/s | 17 Mb/ss (média brasileira) |
Atente para o fato de que, no caso da banda larga, a medida é Mega por segundo. Isso é uma quantidade muitas milhares de vezes maior que o sistema antigo, pensando apenas na média brasileira em termos de alta velocidade online. E ainda é preciso lembrar que a conexão discada também ocupava uma linha telefônica, impedindo fazer ou receber ligações durante a navegação. Tempos difíceis, de fato.
Quando o sistema DSL se popularizou, houve um aprimoramento na experiência dos usuários, já que a linha telefônica, apesar de necessária, não era mais ocupada durante a navegação. Porém, a intermediação do serviço ainda envolvia um provedor e as coisas só se modernizaram de fato com o advento da Internet Banda Larga, que hoje trabalha em vários sistemas, como fibra óptica e 4G. Este último, aliás, contando com tecnologia trazida ao Brasil pela SKY Banda Larga.
A Internet Banda Larga se sedimentou em nosso mercado, agilizando a vida de pessoas que acessam a rede para:
A melhor forma de definir a Internet Banda Larga é a comparação entre uma rua estreita de mão dupla e uma avenida larga com várias faixas em ambos os sentidos. Pense nas duas com o mesmo volume de trânsito intenso, 24 horas por dia. Não é preciso muito esforço para chegar à conclusão de que o primeiro exemplo sofrerá muito com a lentidão, mas o segundo terá o tráfego fluindo muito mais rapidamente e de forma estável.
Com este exemplo, o que queremos dizer é que a Banda Larga possui vias de trocas de dados com muito mais espaço e – consequentemente – velocidade muito maior. A fibra ótica é hoje um dos sistemas mais difundidos nas capitais e regiões próximas, com a conexão via 4G se firmando cada vez mais como opção em regiões geográficas de difícil acesso, mas nem por isso deixa de ser utilizada também em outras localidades.Como hoje não é possível abrir mão de um plano de internet fixa, existem várias opções concorrentes.
A velocidade é a principal característica que destaca a Banda Larga, sendo muito mais rápida do que os sistemas arcaicos de conexão à internet. As inovações tecnológicas em termos de largura de banda, expressão que significa a quantidade de dados capaz de circular por segundo, possibilitaram uma agilidade muito maior no serviço, algo impensável nos primeiros anos da rede.
Esse serviço se divide em duas frentes, que funcionam de forma independente:
Falando em termos de Banda Larga Fixa, cada operadora tem um sistema utilizado para realizar a conexão de seus clientes. Isso, obviamente, deve ser avaliado na hora de optar entre as provedoras de Internet Banda Larga, tanto quanto resultados em testes de velocidade.
Por exemplo, algumas operadoras regionais usam o cabeamento comum, mas operadoras como a Vivo ou a Oi atuam com o sistema de fibra óptica, cuja performance é bastante satisfatória. Porém, dependendo do seu consumo e da sua localidade, a SKY Banda Larga pode se apresentar como opção mais viável, graças ao moderno sistema 4G, muito semelhante ao de celulares. Continue lendo e entenda melhor.
Confira a seguir o que existe hoje no mercado em termos de conexão à internet. Compreender, mesmo que de forma superficial, os prós e contras de cada um é o melhor caminho para escolher bem, de acordo com suas reais necessidades e recursos. Conheça um pouco sobre essas tecnologias disponíveis agora mesmo.
O sistema de Internet 4G traz muitas vantagens aos usuários, pois evita uma série de transtornos em torno de instalação, etc. Isso porque é uma tecnologia elaborada com o intuito de descomplicar vários procedimentos incômodos na contratação de uma operadora de internet.
Conforme já citado, a empresa responsável pela implementação da Internet 4G no Brasil é a SKY. O pioneirismo envolvido na empreitada trouxe mais uma opção dentro de um mercado de concorrência acirrada, mostrando-se bastante atrativo para potenciais clientes em casos específicos. Porém, isso não limita a SKY Banda Larga a apenas um perfil de usuário como seu público alvo.
4G | Fibra Óptica |
---|---|
Instalação simples, feita pelo próprio cliente. | Instalação feita por técnico, puxando o cabo da rua e furando a parede. |
Maior cobertura de atendimento, bastando a entrega do modem. | O sistema de cabeamento precisa existir na região e ainda é ausente em grande parte do país. |
Manutenção simples. No máximo, a operadora entrega outro modem. | Reparos no cabeamento podem ser demorados. |
Além disso, é preciso lembrar que com o modem da Internet 4G da SKY:
Lembre-se também que esse sistema opera através de franquia de dados, então avalie bem qual seu uso diário, quantidade de pessoas na casa e outros detalhes para optar pelo melhor pacote, sem desperdício e sem dor de cabeça posterior.
Em termos de relação custo X benefício, a SKY Banda Larga sai na frente e é apontada como a melhor opção neste quesito, com o plano básico de internet 5 MB.
Nunca deixe de considerar também o que você precisa exatamente de uma operadora de internet e seus pacotes disponíveis. Confira sempre as pesquisas relacionadas ao assunto, trazendo todos os dados pertinentes que o público consumidor deve ter em mente. Existem inúmeros ranqueamentos úteis, feitos por órgãos oficiais. A ANATEL, Agência Nacional de Telecomunicações, realiza uma pesquisa anual em que a satisfação dos clientes de cada operadora é medida, com seus resultados divulgados depois.
Neste sentido, as ferramentas disponíveis para qualquer consumidor brasileiro são:
Além dessas, existem outras que auxiliam o consumidor em sua busca pelo melhor serviço. É bom lembrar sempre que algumas destas pesquisas usam como base de pontuação a experiência dos próprios clientes das operadoras, o que impossibilita a comparação entre uma empresa e outra por eles. Mesmo assim, com isso em mente, são informações valiosas.
Conforme já ficou claro até aqui, tudo depende do seu grau de utilização de internet no dia a dia e quantas pessoas moram na mesma casa. Isso levando em consideração as demandas de trabalho e de lazer, é claro. Você considera seu uso de internet moderado, médio ou alto? Veja agora uma média do que é necessário em cada caso:
Consumo moderado | Navegação básica, acesso a emails e redes sociais | 5 MB por pessoa |
Consumo médio | Vídeos via streaming e redes sociais | 7 a 10 MB por pessoa |
Consumo alto | Downloads e envio de arquivos pesados, streaming e jogos online | 10 a 15 MB por pessoa |
Agora já fica bem mais fácil avaliar sobre quais as suas melhores opções para não perder dinheiro, pagando por um serviço que não será aproveitado em sua totalidade. Nunca se esqueça dessas informações, esteja sempre de olho nas novidades e não ceda à tentação de adquirir algo somente por estar em promoção.
É fundamental contar com um plano de internet Banda Larga confiável, onde a operadora oferece atendimento e suporte técnico de qualidade. Aliás, a SKY também é muito bem avaliada no quesito resolução de problemas. De qualquer forma, apesar do Brasil ainda ficar atrá de outros países neste serviço, não existe a menor dúvida que as operadoras fazem o melhor que podem dentro da estrutura existente, cada uma atuando com o seu sistema e lutando para que esses limites sejam transpostos em um futuro próximo.
A difusão de uma conexão à internet de qualidade, com preços razoáveis e acessíveis, tem sido um desafio e tanto. Apesar de caminhar devagar, não há dúvida que as coisas estão avançando de um jeito ou de outro. Prova disso são os tópicos comentados ao longo deste texto, sobre a evolução da conexão discada até chegar em uma popularização da banda larga. Pensar em toda a estrutura do serviço em nosso país também ajuda na hora de escolher uma operadora ou plano.
Considere sempre:
Respondendo a essas perguntas de forma honesta e realista, não há como errar. Tenha consciência do quanto isso é importante, não apenas no segmento de internet, na hora de optar em definitivo por uma prestação de serviços que vai atender você nos próximos meses e, se tudo der certo, nos próximos anos. De uma forma irônica, é a própria internet que ajuda você hoje a descobrir qual a melhor operadora, já que você encontra todas as informações valiosas compartilhadas na rede.
Sendo assim, agora só resta escolher e usufruir do seu plano de Internet Banda Larga.