15 programas de TV para quem ama gastronomia

O melhor do cinema em sua casa

15 programas de TV para quem ama gastronomia - SKY TV

Cozinhar é bom demais! Para os amantes da boa comida e também de todo o ritual que antecede a preparação de uma boa refeição, uma das maiores diversões é conferir justamente quais são os melhores programas gastronômicos que estão no ar na programação da sua tv por assinatura como a SKY TV.

Então fique com a gente e confira os programas de culinária mais assistidos!

15 programas de TV para quem ama gastronomia

Programas de culinária no decorrer dos anos

Pegando o mundo como uma verdadeira febre, os programas culinários mudaram radicalmente de concepção quando comparados aos programas dos anos 1990 que faziam sucesso entre as donas de casa. O molde era simples e eficaz: no programa, alguém apresentava o tema do dia sendo salgado ou doce. Depois, apresentava os ingredientes necessários e então partia para o preparo do prato.

Com direito a todos os passos transmitidos na televisão, os programas de “receita” eram um dos favoritos para muita gente na época. Entretanto, a mudança aconteceu e quase extinguiu os programas mais tradicionais. Popular no mundo inteiro, o programa Masterchef apresentou o conceito de competições culinárias com participantes amadores tentando conquistar o paladar de três chefs conceituados.

Desde então, diversos outros programas surgiram com o mesmo conceito, mas com execuções um tanto distintas para tentar imbuir originalidade e algum diferencial diante à concorrência. Ainda assim, quando não possuem o formato de reality show, outros optam por uma abordagem mais artística ou conceitual até mesmo trazendo todo o trabalho de produção para que o alimento chegue na sua cozinha.

15 melhor programas de culinária

Confira a lista com os principais programas de gastronomia:

Masterchef Brasil

Depois dos programas Masterchef se tornarem sensação em boa parte do mundo, a ideia do reality culinário competitivo foi importada e implementada com muito sucesso no Brasil em 2014. A partir de então, seis temporadas completas foram transmitidas tanto na Band quanto no Discovery Home & Health.

O programa se tornou uma sensação na internet por conta da interatividade que traz durante as exibições dos novos capítulos que, geralmente, trazem a eliminação de um dos cozinheiros amadores avaliados pelos três chefs convidados. Funcionando muito bem em sincronia ao Twitter, o programa rende memes e ótimas histórias de participantes em suas exibições.

TopChef

De proposta similar ao Masterchef, o TopChef traz um júri de verdadeiros especialistas que decidem qual participante deve ser eliminado após avaliarem o pior prato da noite. Funcionando praticamente da mesma forma que o Masterchef, o programa traz duas provas por episódio. A primeira, mais rápida, garante imunidade para alguns participantes.

Já a segunda, mais lenta e complexa, funciona como o teste de eliminação. O programa já chegou a 12 temporadas e seu parece não ter fim. O prêmio é mais generoso, oferecendo US$ 200 mil.

Bake off Brasil: Mão na Massa

Importado pelo SBT e pelo Discovery Home & Health, o reality Bake Off Brasil é totalmente voltado para doces e confeitaria complexas como bolos e delícias de luxo. O programa veio na onda do Masterchef chegando às televisões em 2015 e se manteve renovado com cinco temporadas confirmadas.

O processo de seleção é basicamente o mesmo, apesar de haver o diferencial dos jurados provarem os doces sem saberem qual confeiteiro realizou, gerando tensão e algumas risadas descontraídas entre os competidores. Os doces extremamente complexos não só impressionam pela exigência de estarem impecáveis, mas como também por seus ornamentos visuais incríveis.

Avaliando sabor e estética, o programa é um dos principais para todos os amantes de culinária. O programa também tem sua variedade para o público infantil, apresentando novos talentos da confeitaria brasileira para um grande público.

Programa Palmirinha

A Palmirinha é uma das apresentadoras de TV mais tradicionais no Brasil. Contando com mais de trinta anos de carreira na televisão tendo ilustrado diversos programas de receitas de diferentes alimentos voltados para o lar.

Com seu programa na RedeTV! Encerrado, a vovó adorada do Brasil ficou sem um horário fixo para apresentar seus dotes culinários. Porém, felizmente Palmirinha acabou contratada pela Fox Life para continuar maravilhando muitas casas com suas receitas.

Hell’s Kitchen: Cozinha Sob Pressão

Também importado do exterior, o modelo do programa Hell’s Kitchen tem justamente o “sob pressão” em seu título por conta do alto nível de estresse que acontece nas cozinhas do reality. Contando com reprises em canais de variedades, Hell’s Kitchen ficou no ar com quatro temporadas até ser encerrada a transmissão no SBT.

Substituindo o esquentado chef Gordon Ramsey, a edição brasileira contava com Carlos Bertolazi para pressionar e gritar bastante durante as provas que os competidores realizavam. Através da sua aprovação de determinado prato, alguns azarados acabavam eliminados e perdiam a chance de ganhar o grande prêmio.

O programa era mais intenso, pois os participantes precisavam cozinhar pratos para diversas pessoas ao mesmo tempo. Nos Estados Unidos, já está em sua 19ª temporada.

Chef’s Table

Finalmente chegou a hora de comentar sobre alguns programas que não se encaixam tradicionalmente no campo de disputa em reality shows repletos de adrenalina. No caso, Chef’s Table é um dos maiores sucessos da Netflix trazendo um episódio para um chef renomado no mundo, comentando sobre o que é a arte de cozinhar na sua visão.

Com um visual impecável e bastante bonito, a série também mostra o processo de criação de pratos conceituais que se tornam verdadeiras obras de arte. Entre sua seleção invejável de chefs convidados para protagonizarem um episódio, temos a presença do brasileiro Alex Atala comentando sobre o cardápio de seu restaurante DOM.

O chef traz um belo panorama do uso de ingredientes seletos e raros dentro da nossa gastronomia em jornadas exóticas entre biomas brasileiros diferentes.

Cake Boss

O maior clássico das maratonas no Discovery Home & Health, Cake Boss apresenta a vida cotidiana do chef confeiteiro Buddy Valastro. Através de sua história de tradição da família Valastro, Buddy apresenta as receitas clássicas da confeitaria de sua família que segue em expansão mundial contando até mesmo com franquias em São Paulo.

Enquanto apresenta inevitáveis brigas e outras histórias familiares dos Valastro, o foco do programa é mostrar o processo de realização das grandes encomendas únicas que chegam à confeitaria. No caso, sempre grandes bolos ornamentados com formatos totalmente distintos. Tem até bolo de vulcão, estádio de futebol e de dinossauros. O programa conta com nove temporadas e segue em produção.

Bela Cozinha

A chef Bela Gil ganhou notoriedade através de suas receitas bastante originais e diversificadas através de ingredientes saudáveis que prometem manter a dieta em dia aliada ao sabor surpreendente. O programa é transmitido pelo GNT e traz convidados ilustres como Fernanda Montenegro e incluindo os parentes da chef como Gilberto Gil e Preta Gil.

Batalha dos Cozinheiros

Batalha dos Cozinheiros foi uma das tentativas da Record em fazer concorrência à Band por conta do Masterchef. Aqui, 26 duplas de cozinheiros amadores disputam o prêmio de 200 mil reais sob mediação e apresentação do astro Buddy Valastro, o nome do principal show de confeitaria no mundo com Cake Boss.

Durante a competição, os participantes são testados em desafios em dupla, em equipe e na batalha final, em que os piores cozinheiros do dia precisam lutar pela sobrevivência no programa criando um prato com os ingredientes que estiverem na geladeira. A cada episódio, Buddy e uma seleção de convidados especiais davam o veredito sobre qual dupla deveria ser eliminada.

Cooked

Outra série mais na pegada de documentário é Cooked, da Netflix. Nos episódios, o livro importante de Michael Pollan é adaptado na série. Os episódios se dividem por elementos como fogo, terra, ar e água. Apresentando tudo relacionado a alimentos, se prepare para conhecer a história, química e até mesmo sociologia envolvendo a alimentação.

Rotten

Outra série original da Netflix, Rotten pega alguns alimentos em específico como cacau, mel ou bacalhau. Ao decorrer de quase uma hora, absolutamente tudo sobre o alimento é destrinchado. Desde sua colheita e todas as fases de produção até chegar na sua mesa como produto final. Apresentando injustiças e outros elementos polêmicos na produção da comida, a série oferece um dos olhares mais interessantes sobre alimentação no mundo moderno.

A Guerra dos CupCakes

Um dos maiores sucessos do Discovery Home & Health, A Guerra dos CupCakes traz quatro equipes a cada episódios participando de uma competição para atender um cliente importante. A equipe vencedora ganha o direito de expor seu negócio no evento vitrine e ainda recebe um prêmio de milhares de dólares para poder investir em seu próprio negócio.

Com histórias de pressão e alto nível de complexidade, o reality se destaca por conta do tema inusitado de trabalho: tudo com cupcakes e confeitaria de pequenos doces. Já imaginou cozinhar mil bolinhos ao mesmo tempo? Aqui é justamente isso o que acontece.

Masterchef Profissionais

Depois do sucesso das temporadas de cozinheiros amadores, a Band e o Discovery Home & Health decidiram ampliar a marca Masterchef para novas temporadas derivadas. A primeira delas apresentou a modalidade infantil do programa, porém muitas coisas deram errado para a audiência brasileira.

Logo, a opção que restou foi apostar no modelo profissional do programa no qual outros chefs formados são avaliados pelos chefs do júri do programa. A edição profissional iniciou em 2016 e segue com novas temporadas até hoje. Trazendo ainda mais refinamento nas receitas que agora precisam ser apresentadas com toque diferenciais, o programa se torna ainda mais competitivo e divertido.

Man vs. Food

Com reprises no canal Fox Life, o clássico programa Man vs Food mostra o apresentador Adam Richmann se submetendo a diversas culinárias diferentes ao redor do mundo enquanto também tenta comer esses pratos especiais repletos de peculiaridades. Alguns são gigantescos enquanto outros recebem muito tempero. O programa foi sucesso nos anos 2000 e certamente é uma peça rara para os dias de hoje.

Bake Off Reino Unido

A versão original do programa Bake Off vem diretamente do Reino Unido. Trazendo simpáticas senhoras inglesas e outros personagens bastante excêntricos na disputa, o programa já dura 9 temporadas e não tem previsão para acabar.

No caso, todas as regras são similares às da versão brasileira, mas os pratos são totalmente diferentes contando com receitas únicas e diversas técnicas especiais que não seriam mostradas na versão brasileira por conta da distinção entre as culturas do Brasil com a inglesa.

Gostou das nossas dicas? Então se arrume no sofá e já prepara a maratona para ver esses ótimos títulos direto pela sua SKY TV.

Leia mais programas gastronomicos

Conheça mais sobre os pacotes SKY

Fique por dentro das principais ofertas e tenha os melhores canais com muita programação de gastronomia hoje mesmo!

sky pos pago
sky tv
sky pre pago
sky pré pago
sky internet
sky internet

 

Leia também:

Aceitamos Pagamento via Cartão de Crédito / Débito em Conta e/ou Boleto Bancário

forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento