Melhores séries investigativas da TV

O melhor do cinema em sua casa

Melhores séries investigativas da TV - SKY TV

Mistérios movem a nossa curiosidade e certamente a curiosidade também movimenta a busca por justiça. Thrillers de assassinato e suspense são favoritos do público há um bom tempo, até mesmo antes do século XIX e com o nascimento do cinema e da televisão, não demorou muito até que diversos contos e livros fossem adaptados para o audiovisual.

Nos anos 1990 que então teve um boom gigantesco de produções do nicho trazendo episódios longos detalhando passo a passo de uma investigação policial desde a descoberta da vítima até a eventual prisão do assassino ou criminoso.

Mesmo com trinta anos de diversas séries já elaborando histórias surpreendentes, ainda assim tem novidades excelentes que merecem ser vistas trazendo modos narrativos mais ousados e distintos do que àqueles de outra época. Separamos algumas das melhores para você conhecer.

Confira!

Melhores séries investigativas da TV

Mindhunter

Considerada como uma das pérolas da Netflix e comandada pelo prestigiado diretor David Fincher, Mindhunter traz a história da criação do departamento de análise comportamental no FBI no final dos anos 1970.

Baseando-se do princípio de entrevistar e compreender a mente de alguns serial killers mais prolíficos e violentos dos EUA, os detetives Holden Ford e Bill Tench e a psicóloga Wendy Carr partem em uma aventura perigosa para categorizar comportamentos comuns em psicopatas.

Toda a pesquisa tem o propósito de ser colocada em prática ao inserir o profiling, técnica que diminui consideravelmente o perfil de suspeitos que devem ser investigados pelos policiais e também pelo FBI. As duas temporadas existentes cativam pelas sequências tensas das entrevistas com os piores criminosos possíveis da época.

True Detective

Contando com três temporadas, True Detective é uma série antológica da HBO trazendo histórias distintas e diferentes em cada uma das temporadas. Com a primeira temporada estreando em 2014 trazendo performances inesquecíveis de Woody Harrelson e Matthew McConaughey, a série se tornou um dos sucessos mais importantes da emissora.

Densa e complexa, a primeira temporada traz um par de detetives que acabam revisitando um assassinato bizarro ritualístico ocorrido em 1995 lembrando de todos os conflitos existentes na investigação que jogam ambos em conflitos internos desagradáveis exibindo o quão cinzenta pode ser a busca por justiça.

Sherlock

A série sensação da BBC que conta com 4 temporadas jogando um dos personagens mais queridos da literatura para a contemporaneidade: Sherlock Holmes. Cada episódio da série na verdade se trata de um filme adaptando um dos livros mais famosos de Conan Doyle com o personagem.

Com interpretações sensacionais de Benedict Cumberbatch e Martin Freeman como Holmes e Watson, os agitados episódios trazem muito mais do que apenas adaptações brilhantes de antigas histórias. Com humor, ação e reviravoltas geniais, é fácil acabar apaixonado pela série que agora aguarda uma muito pedida quinta temporada.

Manhunt: Unabomber

Nem tão antiga, mas com certeza nada famosa, Manhunt: Unabomber traz a história real dos investigadores do FBI que montaram à caçada ao terrorista Unabomber que ficou foragido por mais de duas décadas até finalmente ser pego.

A temporada original é focada na busca ao terrorista e conversa diretamente com o momento histórico de Mindhunter, já que ela apresenta como o método de profiling de psicopatas foi extremamente necessário para conseguir rastrear e capturar o assassino. Depois de muitos elogios, a série se tornou antológica e conta com uma 2ª temporada focando em outra perseguição onerosa.

American Crime Story

De Ryan Murphy, American Crime Story é mais uma série antológica que mostra tanto julgamentos judiciais importantes quanto investigações de assassinato. Com duas temporadas já finalizadas apresentando os polêmicos casos envolvendo Gianni Versace e O.J. Simpson.

A primeira temporada, apontada como quase perfeita, traz todo o desgaste psicológico que resultou nos envolvidos no processo de acusação contra O.J. Simpson como suspeito de ter assassinado a própria esposa e o amigo dela em 1994. Com reviravoltas bizarras, a temporada mostra que no jogo do Direito, vale quase tudo para salvar um cliente importante e famoso.

Dexter

Na clássica proposta de “e se um vilão pudesse fazer o bem?”, Dexter traz uma proposta interessantíssima ao apresentar um psicopata como um justiceiro. Trabalhando como legista em Miami, o protagonista sempre está por dentro de todos os assassinatos que ocorrem na cidade.

Aproveitando de uma habilidade sobrenatural em rastrear os assassinos foragidos através de análises das marcas vistas no cadáver, Dexter parte às noites para saciar sua sede de sangue matando indivíduos que são perigosos para a sociedade. Sua rotina egoísta de justiça continua até acabar cruzando o caminho de um psicopata tão inteligente e perigoso quanto ele.

Freud

Trazendo o pai da psicanálise como protagonista, Freud é uma série que ficcionaliza todo o resto para conseguir criar um jogo interessante: como seria uma investigação criminal conduzida justamente por um dos humanos mais perspicazes que já existiram na História?

Na Viena de 1880, Freud ainda está muito longe de ser reconhecido como o pai da psicanálise, mas seus estudos iniciais sobre a força do inconsciente e também da hipnose já cativam olhares curiosos da elite vienense. Acompanhado de seu amigo Arthur Schnitzler, Freud acaba conhecendo personalidades importantes que, coincidentemente, se encontram em meio a um assassinato polêmico.

The Outsider

Adaptando o pesado livro de Stephen King, The Outsider foi uma das obras mais elogiadas da HBO em 2020. A série é contida e não deve contar com uma segunda temporada afinal toda a investigação é exibida ao longo dos dez episódios.

Em uma pacata cidadezinha americana, a vida ordinária de diversas pessoas acaba sofrendo uma enorme transformação quando um chocante assassinato de um garotinho é descoberto nos arredores do lugar pela polícia local.

O problema é que o que aparentava ser apenas um assassinato macabro, na verdade poderá mudar toda a realidade das vidas e da própria cidade quando incidentes sobrenaturais inexplicáveis começam a se intensificar.

The Shield

Todo policial é santo? A justiça é sempre justa? Qual é o limite para um homem da lei conseguir cumprir a lei? The Shield é uma série que justamente ousa responder algumas das questões mais polêmicas que podem surgir em uma força policial.

Acompanhando a vida de alguns oficiais da polícia de Los Angeles, a série mostra o quão pressionados homens e mulheres podem ser diante de situações de tremenda injustiça e violência.

Sem traçar heróis e vilões, a série mostra alguns casos que contam com desfechos bem tenebrosos onde os personagens que já são corruptos e muito difíceis de lidar acabam levando situações ao extremo com consequências bem maiores do que podem imaginar.

Arquivo X

Ainda que Arquivo X seja um seriado visto como antiquado para a televisão de hoje, se trata de um verdadeiro clássico seriado de investigação. Ele é um dos mais distintos da lista já que Fox Mulder e Scully, dois agentes do FBI, são da divisão esnobada e menosprezada para casos ditos como sobrenaturais.

Com recursos limitados e uma força policial ínfima contando basicamente só com os dois agentes, Scully e Mulder percorrem todos os Estados Unidos tentando desvendar casos bizarros envolvendos criaturas inexplicáveis, fantasmas e também alienígenas.

São mais de dez temporadas inteiras com episódios que flutuam constantemente em qualidade, mas que com certeza marcaram época pelo carisma dos personagens e originalidade de algumas histórias que acabaram influenciando diversas outras obras como até mesmo o seriado Supernatural que será findado agora em 2020 em sua 15ª temporada.

Séries de montão com a SKY TV!

Se você é fissurado por séries e gosta de acompanhar os lançamentos semanalmente, então conheça os planos pós pagos SKY TV! Tem centenas de canais repletos de conteúdo à sua espera.

Confira nossos pacotes:

sky pos pago
sky tv
sky pre pago
sky pré pago
sky internet
sky internet

Leia também:

Aceitamos Pagamento via Cartão de Crédito / Débito em Conta e/ou Boleto Bancário

forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento