9 filmes sobre a mente humana que vão te fazer pensar

O melhor do cinema em sua casa

9 filmes sobre a mente humana que vão te fazer pensar - SKY TV

A psique humana é um tema bastante subjetivo e complexo, que rendeu e continua rendendo ao núcleo cinematográfico diversos títulos interessantes dos mais variados gêneros.

Reunimos uma lista com 9 filmes sobre a mente humana que vão te fazer pensar e que podem ser assistidos nos melhores canais da SKY TV, com a melhor qualidade de imagem de uma TV por assinatura via satélite.

9 filmes sobre a mente humana que vão te fazer pensar

1. Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004)

Joel é um rapaz introvertido que conhece Clementine, uma linda garota que possui características opostas ao seu comporto. Os dois vivem uma história de amor comum, até o dia em que decidem apagar-se da memória um do outro.

Através da mistura de elementos de ficção científica com o gênero dramático e melancólico, a obra aborda o funcionamento das memórias e emoções no sistema nervoso humano e como esses sentimentos são fundamentais na vida das pessoas mesmo quando são extremamente dolorosos .

 

2. Donnie Darko (2001)

Considerado um dos filmes mais “cults” de todos os tempos, Donnie Darko narra a história de um garoto introspectivo, tímido e com diversos problemas psicológicos, em constante conflito com a própria mente.

Após uma turbina de avião cair sobre a sua casa, Donnie passa a ter alucinações com diversos acontecimentos que giravam em torno da sua vida escolar e que colocavam a si e aos outros em perigo constante.

Além de a obra retratar algumas características psíquicas recorrentes da esquizofrenia, a história também se apoia em uma corrente filosófica relacionada a viagem no tempo, trazendo muito mais elementos interessantes para a trama.

3. Réquiem para um Sonho (2000)

O drama psicológico protagonizado por Jared Leto, narra a história de 5 personagens principais através de suas ações e suas idealizações de felicidade. Henry, Marion e Tyrone são três jovens amigos viciados em droga.

Henry é filho de Sara e a sua única perspectiva de vida é ganhar dinheiro para manutenção de seu vício. Sara por sua vez, é uma viúva que por conta da solidão, acabou viciada em televisão.

O filme sobretudo discorre sobre os sentimentos humanos impulsionados pelo vício e a degradação física e psicológica ocasionada por tais hábitos;

4. Clube da Luta (1999)

Embora a primeira regra do clube da luta, seja não falar sobre ele, é impossível discorrer sobre obras cinematográficas que abordam a mente humana e não mencioná-lo, pois a produção traz diversos elementos relacionados a linha tênue que divide a mente humana entre sentimentos considerados bons ou ruins, ocasionados por uma saúde mental instável.

Jack (Edward Norton) é um trabalhador sem perspectiva de vida e suas insônias insuportáveis fazem com que o  seu psicológico fique cada vez mais esgotado. Para preencher o vazio de sua vida, Jack passa a frequentar um clube de luta clandestina, influenciado por Tyler, um amigo que havia conhecido há pouco.

Mas entrelinhas, a produção traz uma dura crítica às práticas de consumo exacerbada de uma sociedade capitalista. Critica também os padrões de masculinidade impostos na época e sobretudo, aborda as questões da psique humana através das perspectivas propostas por Freud.

 

5. Divertidamente (2015)

A animação produzida em 2015, é uma importante referência audiovisual quando o assunto é compreensão da mente humana. De uma forma didática e divertida, o filme aborda como funcionam os mecanismos que estimulam diversos tipos emoções nas pessoas.

O enredo é construído a partir dos conflitos internos da pré adolescente Riley, que além de estar enfrentando os problemas corriqueiros da transição da infância para adolescência, também precisa aprender a se adaptar em sua nova cidade.

Dessa forma, outros cinco personagens principais são acionados: Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojo são contextualizados dentro da cabeça de Riley, para mostrar cientificamente como cada sentimento é despertado.

6. Ilha do Medo (2010)

O suspense psicológico de 2010 dirigido por Martin Scorsese, é considerado um dos roteiros mais originais e inteligentes de todos os tempos, não só por prender a atenção do telespectador do início ao fim, mas também por surpreendê-lo com o desfecho da trama.

O investigador Teddy Daniel (Leonardo Dicaprio) em companhia de seu parceiro Chuck Aule (Mark Ruffalo) se dirige até uma espécie de sanatório, conhecido como “Ilha do Medo”, para investigar o desaparecimento de uma paciente.

Entretanto, em meio a diversas situações misteriosas, Daniel passa a ter a sua mente em oscilação entre a realidade e o delírio até descobrir a verdade sobre o seu passado.

 

7. O Quarto de Jack (2015)

Confinados dentro de um quarto por muitos anos, Joy e seu filho Jack, vivem diferentes perspectivas em relação às suas vida e ao cotidiano. O pequeno Jack nunca viu a luz do dia para além da janela de seu quarto e tudo o que sabe sobre o mundo e a vida em sociedade, é criado em sua mente através das histórias contadas por sua mãe.

Joy por sua vez, convive com sentimentos ambíguos em relação a sua situação. Ao mesmo tempo que faz de tudo para que o seu filho se sinta confortável e tenha uma boa criação, a jovem é obrigada a lidar com diversos conflitos internos decorrentes das violências que sofre há anos dentro do cativeiro.

O filme aborda os nuances da mente humana em diversos aspectos. Desde as aflições vivenciadas por Joy, assim como as particularidades da imaginação de uma criança criada dentro de um quarto, até a perversidade da mente de um psicopata em manter duas pessoas por anos em estado de reclusão.

8. A Onda (2008)

O filme alemão “A Onda” de 2008, mostra como a mente humana é facilmente influenciável. O roteiro segue a dinâmica de um professor do ensino médio, a fim de explicar aos seus alunos através de um processo pedagógico um tanto questionável, como se emerge um movimento totalitário.

Através de sua metodologia, os alunos se mostram totalmente participativos e empolgados com o trabalho em grupo. Essa situação por sua vez, mexe com a cabeça dos jovens e retrata de uma forma inquietante, como as armadilhas ligadas à idolatria de uma ideologia podem ser perigosas para a sociedade como um todo.

 

9. A Garota Interrompida (1999)

Baseado em uma obra literária autobiográfica com o mesmo nome, o filme relata a história de Susanna Kaysen (Angelina Jolie) e os seus momentos de embates pessoais, descobertas e tratamento durante os 18 meses em que ficou internada em um hospital psiquiátrico, após ser diagnosticada com transtorno de personalidade borderline.

Ao longo de sua estadia no Clínica Claymoore a jovem faz algumas amizades com outras internas, que possuem outros tipos de distúrbios psicológicos e quem planejam uma fuga para retomarem as rédeas de suas vidas.

O filme traz uma importante reflexão acerca da mente humana, pois é possível observar ao longo da trama, como certos problemas comportamentais ou sociais eram considerados “loucura” em décadas passadas e como tratamentos radicais em busca de uma possível sanidade podem ser prejudiciais à vida humana.

Assista também:

 

 

Assista aos melhores filmes na SKY TV

A SKY TV por assinatura conta com uma grade de programação completa e diversificada. São mais de 100 canais da SKY com os melhores filmes e séries de todos os gêneros, que podem ser adquiridos de diferentes formas e com descontos exclusivos! Confira os melhores pacotes SKY TV e assine já!

 

Conheça nossos pacotes:

sky pos pago
sky tv
sky pre pago
sky pré pago
sky internet
sky internet

 

Leia também:

Aceitamos Pagamento via Cartão de Crédito / Débito em Conta e/ou Boleto Bancário

forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento forma de pagamento