9 melhores filmes sobre Filosofia



Cinema é entretenimento, mas não se restringe a esse conceito, é claro. Exatamente por isso, existem alguns filmes que nos desafiam como espectadores, provocando reflexões que nos acompanham muito depois de acabarem. Nada melhor do que ter contato com obras que ficam em nossas cabeças e corações por muito tempo, ou por toda vida.

Como a Filosofia está sempre presente em trabalhos que se propõem a ter conteúdo intelectual e emocional consistente, mesmo que a maioria do público não perceba, separamos aqui alguns filmes especiais. São longas que lidaram com temas complexos com a devida profundidade, tirando as plateias da zona de conforto.

9 melhores filmes sobre Filosofia

1- O Mundo de Sofia

O romance norueguês escrito por Jostein Garrader foi lançado em 1991, tornando-se um sucesso editorial no mundo todo. Oito anos depois, ganhou um filme em sua terra natal. O Mundo de Sofia acompanha a personagem título em uma viagem metalinguística pela História da Filosofia, iniciando a jornada entre os gregos até chegar na contemporaneidade.

Dirigido por Erik Gustavson, o Mundo de Sofia é perfeito para despertar o gosto pelo conhecimento e reflexão no público mais jovem. Uma excelente porta de entrada para esse mundo considerado hermético, estimulando também a leitura do próprio livro.

2 - Rashomon

Akira Kurosawa dispensa apresentações e Rashomon, uma de suas obras mais conhecidas, lida com a busca pela verdade. O assassinato de um samurai por um bandido e o estupro sofrido pela esposa são atos bárbaros com testemunhos conflitantes, que o espectador acompanha durante o processo.

Rashomon nos coloca também na posição de jurados deste caso, que envolve a degeneração moral do ser humano como um todo. Lançado em 1950, seu final ainda é impactante e emotivo, com uma discussão que não perdeu força com o passar do tempo.

3 - Acordar para a Vida

O cineasta e roteirista Richard Linklater apostou em um formato diferenciado para realizar Acordar para a Vida, lançado em 2001. Contando uma história dentro de um sonho, o próprio sonhador começa a encontrar pessoas reais ali, propondo discussões que passeiam por religião e os propósitos do Universo. Para isso, o visual precisava de algo a mais.

Acordar para a Vida usa uma técnica de animação chamada rotoscopia, onde traços e cor são sobrepostos sobre os atores filmados. Acertou em cheio para dar um ar de fantasia onírica ao seu filme, sem tirar atenção demais dos ótimos diálogos do roteiro.

4 -A Árvore da Vida

Terrence Malick dirigiu e escreveu esse ambicioso projeto, que estreou em 2011. A Árvore da Vida contrapõe a criação do próprio Universo com a jornada de desenvolvimento de Jack, nascido em uma família do Texas na década de 1950. Os conflitos familiares durante seu crescimento são relacionáveis com os eventos cósmicos e o surgimento da vida na Terra.

Com uma fotografia estonteante de Emmanuel Lubezki, A Árvore da Vida consegue encantar pelo coração e pelo intelecto. Para conversar muito com os amigos depois da sessão, principalmente sobre seu final.

5- Festim Diabólico

Em 1924, dois jovens mataram o primo mais novo de um deles. Motivados por uma deturpação da filosofia de Nietzche, achavam estar apenas exercendo seu direito como superiores. O caso acabou inspirando uma peça, depois adaptada por Alfred Hitchcock no excepcional Festim Diabólico, em 1948.

Dois rapazes matam um colega, ocultando seu cadáver em um baú momentos antes de receberem convidados para uma pequena recepção no apartamento. A tensão espetacular é trabalhada em uma narrativa curta, de oitenta minutos, orquestrada como se fosse um único plano sequência. Continua impressionante pela técnica e relevante na discussão.

6 - O Sétimo Selo

Ingmar Bergman jamais poderia faltar em uma lista de filmes que abordam a Filosofia. O Sétimo Selo, de 1957, é seu filme mais famoso. Filmado em preto e branco, mostra um cavaleiro retornando das Cruzadas durante a Peste Negra, envolvido em um jogo de xadrez com a própria Morte.

Enquanto o jogo segue, são questionados os propósitos da vida e a existência de Deus. Uma das obras fundamentais da História do Cinema, analisado exaustivamente até hoje, sem esgotar seu potencial de estimular discussões. Quem ainda precisa descobrir Bergman, pode começar por esse filme.

7- A Fonte da Vida

Darren Aronofsky é ambicioso nos conceitos. Em 2006, A Fonte da Vida provou de uma vez por todas que ele era capaz de dar conta desta ambição. Um filme dividido em três narrativas, mostrando um cientista em nossos dias tentando salvar a esposa com câncer, um conquistador que busca a fonte da juventude para sua rainha e um viajante espacial em um futuro distante.

Esta mistura de drama humano com ficção científica lidou com assuntos como a finitude da vida e o amor, convidando espectadores a interpretar essa mistura de cenários proposta pelo cineasta. Um dos trabalhos mais marcantes de Aronofsky, coroado por um visual nada menos que maravilhoso.

8 - Matrix

Um filme que sacia os amantes de ação e tiroteios, mas não descuida do conteúdo. Desde seu lançamento, em 1999, Matrix tem feito a alegria dos professores de Filosofia, que podem usá-lo em sala de aula para discutir, entre outros conceitos, o mito da Caverna de Platão e os ensaios de Baudrillard. Fruto da imaginação das irmãs Wachowski, inexperientes naquela época.

Tão recheado de referências pop quanto de conteúdo filosófico, Matrix é um caso raro no cinema. Agradou camadas diferentes de público justamente por sua capacidade de dialogar com eles, sem que um conceito entrasse em choque com outro. Esqueça as continuações, pois estes filme se basta.

9 - Blade Runner

Em 1982, Blade Runner amargou um fracasso comercial nos cinemas, redescoberto depois com o crescimento do home video. Uma década depois, o relançamento com a versão do diretor revelou uma obra prima da ficção científica cyberpunk e uma fonte de questionamentos sobre a natureza da vida e da nossa própria noção de identidade.

Partindo da premissa de um policial que caça replicantes foragidos, seres artificiais escravizados iguais a seres humanos, Ridley Scott adaptou o livro de Philip K. Dick e criou uma obra com vida própria. Existencialismo tratado de uma forma angustiante, onde não existem simples heróis ou vilões.

Assine SKY TV e assista a esses filmes e muito mais

Assine SKY TV e tenha acesso a todo esse conteúdo cinematográfico e muito mais. Entretenimento de qualidade para toda família com os pacotes SKY TV por assinatura.

  • EASY HD - São mais de 135 canais, com os melhores canais e opções para toda família, com 1 ou 2 equipamentos SKY e canais em HD.
  • FUN PLUS HD - São mais de 181 canais, com os melhores canais e opções para toda família, com 1 ou 2 equipamentos SKY e canais em HD.
  • MEGA PLUS HD - São mais de 196 canais, com os melhores canais e opções para toda família, com 1 ou 2 equipamentos SKY e canais em HD.
  • COMBO PLUS HBO HD - São mais de 204 canais, com os melhores canais e opções para toda família, com 1 ou 2 equipamentos SKY e canais em HD.
  • COMBO PLUS TELECINE HD - São mais de 202 canais, com os melhores canais e opções para toda família, com 1 ou 2 equipamentos SKY e canais em HD.

Fale agora com um atendente da SKY

Telefone da SKY

Televendas SKY: 0800 106 1111
Promoções SKY telefone: 0800 106 1111
Atendimento SKY para clientes: 106 11
SKY TV telefone: 0800 106 1111
Dúvidas e reclamações - SKY SAC: 106 11
SKY Internet número: 0800 106 1111

Saiba mais sobre os pacotes da SKY

  • SKY Pós Pago
  • SKY Pré Pago
  • SKY TV
  • Confira o telefone SKY