9 filmes para se sentir em Nova York



Nova York é o cartão postal dos Estados Unidos. Uma cidade fascinante, que encanta as pessoas que sentem atração por metrópoles cosmopolitas. Irresistível com sua movimentação constante e frenética. Um lugar pulsante, convidativo para a vida noturna e cultural, com atrações e passeios que agradam qualquer um. Ah, e um lugar que o Cinema retratou de inúmeras formas.

Com essa aura que Nova York possui, nada mais natural que tenha servido como cenário das mais diversas narrativas. Trouxemos algumas mais realistas e violentas, sem esquecer das mais fantasiosas e líricas. E não podemos nos esquecer das cômicas também. Por isso, separamos aqui algumas obras que usam a cidade como pano de fundo, quase como se ela mesma fosse personagem da trama.

É bom lembrar que houve um tempo em que a cidade era uma das mais violentas, sendo retratada nas telas exatamente com essa característica. Não deixamos de incluir essa visão em nossa lista, até como curiosidade e contraste com aquilo que ela se tornaria depois. Confira agora nossa lista com filmes para se sentir em Nova York.

9 filmes para se sentir em Nova York

1- Perfume de Mulher (1992)

O filme que premiou Al Pacino com o Oscar de Melhor Ator conta a história de um jovem contratado para servir como cuidador de um militar veterano cego, enquanto a família viaja. O que o rapaz não esperava é ser arrastado em uma viagem para Nova York, onde o deficiente visual planeja realizar vários desejos.

Al Pacino dá um show no papel de Frank Slade, nunca piscando e convencendo o público que não enxerga, além do filme entregar uma improvável e inesquecível cena de dança em um restaurante. O cenário de NY é um bônus a mais, fazendo espectadores pensarem seriamente em conhecer essa cidade mágica.

2 - O Lobo de Wall Street (2013)

Nada mais novaiorquino que o coração financeiro dos EUA, Wall Street. A história real do especulador da bolsa Jordan Belfort, que estoura no mundo dos negócios e chega ao topo rapidamente, é uma narrativa quase surreal, desenvolvida em locações que colocam o público em contato com a cidade.

Martin Scorsese é um cineasta que tem uma relação forte com Nova York, o que pode ser conferido em O Lobo de Wall Street. O diretor faz questão de mostrar os dois lados da localidade, através da ascensão e queda de seu protagonista, presenteando o público com imagens maravilhosas. Uma menção especial ao diretor de fotografia do filme Rodrigo Prieto, realizando aqui mais um trabalho de peso.

3 - Homem-Aranha (2002)

Apenas um ano depois do atentado do 11 de setembro, os filmes de super-heróis ainda não eram moda. Era um desafio e tanto levar o Homem-Aranha para as telonas, mas o diretor Sam Raimi topou e entregou uma das maiores bilheterias de todos os tempos. O herói tem uma relação forte com sua cidade natal nos Quadrinhos, então o filme não teria como ser diferente.

Sam Raimi resolveu investir em um espírito de cooperação do povo de NY, perto do embate final com o vilão, fazendo sua parte para ajudar o país a superar a tragédia das Torres Gêmeas. O sucesso do filme mostra que seu esforço foi bem-vindo, gerando uma obra que é tão norte-americana na sua essência quanto a torta de maçã.

4- Os Caça-Fantasmas (1984)

Chegando no lado mais bem humorado desta lista, um dos maiores sucessos da década de 1980, que continua cultuado, só poderia ser ambientado na metrópole de Nova York para indicar um perigo em larga escala. E quem imaginaria que uma história tão simples, cientistas que estudam fenômenos paranormais abrem um negócio para caçar fantasmas, poderia dar início a uma febre, com uma música tema que todo mundo sabe cantarolar.

Com diversas locações conhecidas em Nova York, Os Caça-Fantasmas aproveita essa ambientação e traz até uma ironia sutil a respeito de uma invasão sobrenatural acontecer justamente a partir dali. De qualquer forma, um filme que é difícil imaginar se passando em outro lugar.

5 - Tudo pode dar Certo (2009)

Woody Allen é sinônimo de Nova York. Ou pelo menos era, e Tudo Pode Dar Certo faz parte desta fase do cineasta. Larry David – da série Segura a Onda, da HBO – protagoniza como o neurótico Bóris, um professor com QI de gênio que tenta o suicídio, mas os desvios da trama o colocam em contato com uma garota sulista que acaba indo morar em seu apartamento.

O filme brinca muito com esse lado da diversidade de Nova York, através do choque da garota ingênua, e posteriormente seus pais provincianos, com o mundo novaiorquino. Uma boa dose de humor, em uma história cuja razão de ser está firmemente ligada ao seu ambiente, divertindo e deixando um conteúdo para quem quiser pensar a respeito depois.

6 - Bonequinha de Luxo (1961)

Clássico dirigido por Blake Edwards, baseado no livro de Truman Capote, Bonequinha de Luxo mostra a aspirante a socialite Holly, cujos planos de encontrar um marido milionário sofrem um revés. O escritor Paul se muda para seu prédio, criando uma atração entre os dois que acaba em envolvimento, fazendo com que ambos questionem seus planos para o futuro.

Com Holly tomando café todos os dias em frente à luxuosa joalheria Tiffany’s, as calçadas de Nova York são um cenário importante para essa narrativa nostálgica e leve, perfeita para curtir a dois. Um grande momento do período clássico de Hollywood.

7 - Birdman (2014)

Não é possível falar de Nova York sem citar a Broadway. O Cinema já se ocupou muitas vezes do mundo dos grandes espetáculos teatrais, mas Birdman o fez de uma forma um tanto mais chamativa. A história de um ator, outrora conhecido por um grande filme de super-heróis, que decide se reinventar através de uma grande estreia no teatro, ganha mais força com Michael Keaton no elenco. Para quem não lembra, ele foi o Batman em 1989.

Assim, o filme de alejandro Iñárritu volta suas lentes para esse outro lado no universo de NY, recriando o clima mágico destas grandes produções. De quebra, traz um conteúdo dramático de primeira e propõe uma crítica aos próprios críticos de arte em geral e ao mundo do Cinema.

8- Taxi Driver (1976)

Mais Scorsese aqui, em uma época que Nova York significava sujeira e alta criminalidade. Ele realmente faz o público se sentir no meio daquele incômodo, a partir da história do paranoico Travis Bickle. Traumatizado pelo Vietnã, sofrendo de insônia e dirigindo um táxi nas madrugadas, ele mergulha cada vez mais em uma revolta que explode de forma sangrenta no final.

A soberba atuação de Robert De Niro entrou para a história, além da excelente direção do filme, que hoje pode até soar datado pelo retrato da cidade, mas é um belo lembrete para as pessoas de hoje não descuidarem. De um jeito ou de outro, uma viagem no tempo, ainda que incômoda.

9 - King Kong (1976)

Refilmagem do clássico de 1933, a menção de King Kong já faz as pessoas lembrarem de um dos símbolos de Nova York, o edifício Empire State. O prédio é escalado pelo gorila gigante já perto do final, marcando o imaginário do público para sempre com os aviões o atacando e seu triste final.

Elenco de peso, com Jeff Bridges e Jessica Lange, em um remake inferior ao seu original. Ainda assim, deixou cenas marcante e a fotografia da cidade de NY pôde ser melhor explorada, mais de quarenta anos depois. É mesmo difícil separar o personagem da ambientação do final do filme.

Assine SKY TV e assista a esses e outros grandes filmes

Quer ter acesso a vários filmes de todos os gêneros? Então é só assinar uma dos planos SKY TV por assinatura. Pacotes da SKY são a melhor opção para quem é cinéfilo de verdade.

  • EASY HD - São mais de 135 canais, com os melhores canais e opções para toda família, com 1 ou 2 equipamentos SKY e canais em HD.
  • FUN PLUS HD - São mais de 181 canais, com os melhores canais e opções para toda família, com 1 ou 2 equipamentos SKY e canais em HD.
  • MEGA PLUS HD - São mais de 196 canais, com os melhores canais e opções para toda família, com 1 ou 2 equipamentos SKY e canais em HD.
  • COMBO PLUS HBO HD - São mais de 204 canais, com os melhores canais e opções para toda família, com 1 ou 2 equipamentos SKY e canais em HD.
  • COMBO PLUS TELECINE HD - São mais de 202 canais, com os melhores canais e opções para toda família, com 1 ou 2 equipamentos SKY e canais em HD.

Fale com o atendente da SKY

Telefone da SKY

Televendas SKY: 0800 106 1111
Promoções SKY telefone: 0800 106 1111
Atendimento SKY para clientes: 106 11
SKY TV telefone: 0800 106 1111
Dúvidas e reclamações - SKY SAC: 106 11
SKY Internet número: 0800 106 1111

Saiba mais sobre os pacotes da SKY

  • SKY Pós Pago
  • SKY Pré Pago
  • SKY TV
  • Confira o telefone SKY