04 de junho de 2024
A saga de Jurassic Park é uma das mais vistas do mundo, pois foi um marco no conceito de dinossauros no cinema. Por isso, este artigo irá lhe apresentar uma sinopse sobre os três primeiros filmes, então leia este artigo e confira os detalhes.
Os filmes Jurassic Park são compostos por uma trilogia, ao passo que o primeiro filme recebe o subtítulo de O Parque dos Dinossauros, seguido por:
As três produções são baseadas nos livros do autor Michael Crichton, de ficção científica, bem como romance, e adaptados para o cinema. Em suma, o primeiro filme teve a estreia em 1993 e foi um verdadeiro sucesso, sendo um dos marcos em efeitos especiais.
O segundo demorou 4 anos para chegar às telonas, pois foi lançado em 1997. A princípio, por conta do primeiro, essa produção tinha muita expectativa, pois era a continuação do Parque dos Dinossauros e como iriam adaptar a sequência.
Já o terceiro teve a sua estreia apenas em 2001 e marca o fim do ciclo dos três filmes iniciais da saga. Ao passo que, em 2015, uma nova trilogia se inicia para contar outras histórias, mas dentro do mesmo universo, como sequências.
A história dos filmes do Parque dos Dinossauros gira em torno desses animais pré-históricos. Em suma, cientistas conseguem clonar o DNA e os reproduzem por meio da engenharia genética.
Com isso, se inicia toda a trama de tensão e caos que eles trazem, bem como os males que a ganância do homem podem trazer. Além disso, toda a franquia tem como um dos seus grandes destaques os efeitos visuais.
Mesmo que o primeiro filme seja de 1993, a produção conseguiu passar uma ideia “fiel” do que seriam os dinossauros. Ao passo que recebeu muitos elogios na época e, até hoje, impressiona pela forma que a equipe de imagem reproduziu tais características.
Jurassic Park 1, o Parque dos Dinossauros é o primeiro filme da saga que muitos consideram um dos melhores da franquia. Em suma, ele foi o responsável por apresentar o conceito dos animais ao cinema.
Todas as características deles eram “fiéis” ao que se tinha ideia do que eles eram na época em que existiam sobre a terra. Além disso, os efeitos visuais do filme são de alto nível, um marco para os tempos em que a sua produção foi feita.
A obra também traz outros pontos muito interessantes para as telas, como a arrogância do ser humano, bem como as suas consequências. Em síntese, o Parque dos Dinossauros mostra quais são os riscos da engenharia genética.
A história do filme traz o paleontólogo Alan Grant (Sam Neill) que tenta sobreviver aos incidentes da ilha e aos dinossauros. Do mesmo modo, apresenta outros personagens que cativam o público, por exemplo:
Esses são as três figuras principais do filme, ao passo que os acontecimentos passam por eles. Todavia, uma crítica que os fãs tecem à obra é a pouca exploração de alguns elementos, como o pouco tempo de tela de personagens secundários.
Jurassic Park 2 traz algumas novidades em relação ao primeiro filme, uma delas é a mudança de cenário, pois os acontecimentos ocorrem na ilha Sorna. Em síntese, esse local é onde vive alguns dinossauros em segredo, além de:
Jurassic Park 3 é um ótimo filme, ao passo que é uma produção com mais foco na ação, bem como traz cenas frenéticas de perseguição. Além disso, mostra um visual mais bonito, do mesmo modo que novas raças de dinossauros.
Há o retorno de Alan Grant no papel principal, no entanto, há um misto de críticas sobre a produção por achar um roteiro simples demais. Mas, no geral, é um filme divertido de assistir e vale a pena ver.