A sétima arte impacta, faz refletir, inspira, muda os olhares, choca, emociona e muito mais. Poucas coisas são tão intensas quanto o cinema. Singular e imersivo, o cinema tem um papel importante, também, na escolha de diversas profissões.
Diversas pessoas decidem suas carreiras com base nas profissões de seus pais, em alguém que os inspirou e até nos filmes que assistiram e que as impactaram de alguma forma: medicina, psicologia, fotografia, história, música, mochileiro, bancário, empresário, enfim…
O cinema apresenta algumas jornadas grandiosas, é claro, mas também consegue mostrar excelentes histórias mais próximas da nossa realidade. Então, se está buscando inspiração para um novo trabalho, a gente separou uma lista com 9 filmes que podem te dar uma forcinha.
Caso esteja buscando inspiração, quem sabe tenha uma nova perspectiva, não é mesmo?!
Se ainda não sabe bem que caminho escolher, que faculdade cursar, o que te move profissionalmente, está tudo bem! Nem sempre a gente nasce sabendo o que quer fazer da vida para sempre e, muitas vezes, a gente pode descobrir depois de “bem grandinho” o que é que nos move, inspira e motiva.
De todo modo, separamos uma lista com 9 filmes inspiradores para te ajudar a escolher uma profissão e te mostrar um pouco mais da realidade de algumas delas. Venha conferir!
Inspirado no livro homônimo, o filme retrata a rotina nada fácil da jornalista interpretada por Anne Hathaway, que começa a trabalhar com a temida Meryl Streep em uma renomada revista de moda. A relação de ambas, no começo, não é nada bacana e o filme mostra a indústria da moda como ela é: competitiva e glamourosa.
Tudo isso com uma narrativa divertida e leve. A jovem jornalista tem um namorado que não oferece um suporte muito bacana e a gente fica aqui na dúvida de quem é o verdadeiro vilão do filme.
Se curte moda, é um bom filme para aprender um pouco mais sobre. Além da moda, o jornalismo também é a abordado e a forma de lidar com as pessoas também.
Adam Jones interpreta Bradley Cooper, um chefe de cozinha que vê sua carreira desabar após seu vício em drogas afetar drasticamente o seu comportamento na cozinha.
A narrativa do filme intercala o ambiente caótico da cozinha de um restaurante de primeira e os desafios pessoais de Cooper, onde ele luta consigo mesmo para aprimorar suas técnicas e ainda vencer seus vícios e demônios.
O filme narra a história biográfica escrita pela esposa de Hawking, Jane. E retrata como é conviver com uma grave doença motora. Ainda que debilitante, Stephen Hawking foi um gênio, capaz de desenvolver estudos incríveis, teorias sobre o tempo e se tornar um admirador cientista por todos de sua geração.
Conseguiu criar maneiras para se expressar, para se fazer compreender, para ser entendido e, além de tudo, é um gênio.
Para quem é da área de exatas, é um filme que não pode passar batido.
O filme é meio SYFY e envolve alienígenas, mas, apesar de toda tecnologia envolvida, foi preciso montar uma equipe de elite para aprender a se comunicar com os aliens e descobrir, afinal de contas, qual era o sentido de sua visita.
Se causariam danos, se fariam mal, se buscavam algo. AA professora de linguística Louise Banks fica responsável em descobrir o motivo da visita inusitada e em um prazo curtíssimo.
Apesar do filme não ter um compromisso muito real, a obra traz uma visão interessante sobre como a comunicação se dá por muito mais que palavras.
O filme retrata o dia a dia de um engenheiro que, ao ficar desempregado, decide lecionar em uma escola em londres. Mas a rotina com alunos rebeldes e desinteressados não é fácil, simples e tampouco agradável.
Os jovens tentam fazê-lo desistir de seus objetivos, ele lida com o racismo, com a inferiorização, com a ridicularização de sua profissão e com suas questões pessoais. Filme ótimo para quem pensa em seguir a carreira como orientador. Mostrando os bônus e os ônus de ser um mentor, principalmente para jovens “problema”.
Um médico frio e arrogante, que trata seus pacientes com distanciamento, vê tudo mudar em sua vida quando recebe o diagnóstico que está com câncer. O longa retrata a importância da relação mais humana e estreita entre médicos e pessoas que são atendidas por eles.
Humanizar a medicina é algo fundamental para quem pretende seguir essa jornada da saúde, sendo médicos, na enfermagem, na psicologia ou atuando de um modo geral com isso.
O médico modifica sua forma de pensar, de agir e de lidar com as pessoas quando se vê no outro lado da situação. Super vale a reflexão.
Passada em 2001, um grupo de jornalistas do Boston Globe se reúne para investigar a fundo um padre acusado de abusar de mais de 80 garotos. O filme impacta porque se trata de uma história real.
Virou livro e o livro foi vencedor do prêmio Pulitzer e retrata descobertas chocantes sobre a pedofilia. Às vezes ser jornalista, é necessário ter estômago forte e lidar com histórias reais e pesadas.
3 mulheres negras em um drama biográfico de tirar o fôlego. Onde elas encabeçam um projeto da NASA e precisam lidar com a imensa segregação racial que enfrentam dia após dia.
Ser mulher na ciência não é uma tarefa fácil, ser mulher e ser negra, tampouco. O filme retrata isso com bastante aspereza, bastante realidade e essa veracidade toda pode ser até um pouco impactante.
As 3 mulheres não se calam. Apesar de enfrentarem as dores, os dilemas, as provações e as dificuldades, seguem, dia após dia, se cabeça erguida.
O trabalho das 3 protagonistas é impactante, pois elas precisam provar, cotidianamente suas capacidades dentro da agência especial. Num ambiente recheado de preconceitos, as engenheiras matemáticas, muito mais do que provar o seu valor, fazem do projeto, um case de sucesso.
Em 2003, o mundo da web mudaria completamente. O gênio, estudante de Harvard, Mark Zuckerberg, simplesmente decide trabalhar em uma nova ideia sobre como conectar-se às pessoas dentro de uma rede.
De forma global, prática, segura, dinâmica e intuitiva, Mark criou, então, o Facebook. E seis anos mais tarde, tornou-se o mais jovem bilionário da história. Apesar de todo o sucesso, a rede social trouxe grandes complicações em sua vida pessoal e diante das leis.
Zucker derrubou diversas outras redes sociais, como o Orkut, o Snapchat, o Tik Tok e incorporou diversas ferramentas de outras plataformas em suas redes sociais, tornando suas próprias redes, muito centralizadoras e populares entre seus usuários.
O filme rendeu indicações ao Oscar e se você é aficionado por redes sociais, comunicação, mídias e novas tecnologias, não pode perder esse longa.
Escolher uma carreira nem sempre é fácil. Encerrar o colégio e logo ter que se decidir não é uma tarefa simples e muito desses filmes retratam realidades nuas e cruas. Nem sempre tudo é como nos cinemas, é claro.
Então, se está em dúvida sobre qual carreira seguir, sobre qual a profissão dos sonhos, sobre qual faculdade devo cursar, experimente assistir algum desses filmes que separamos para vocês com todo o carinho, assim, quem sabe, a gente consegue te ajudar.
Esses e muitos outros filmes estão presentes na programação SKY!